Laboratórios

No Laboratório
Laboratórios

Com laboratórios para a manipulação de diferentes formas farmacêuticas, contamos com o que há de mais moderno em equipamentos e atualização de pessoal. São eles:
- Laboratório de Sólidos onde são manipuladas as cápsulas.
- Laboratório de Semi-Sólidos e Líquidos onde são manipulados cremes, loções, shampoos, etc.
- Laboratório de Homeopatia e Florais. Esse trabalho é realizado por farmacêuticos e técnicos em manipulação através de Procedimentos Operacionais Padrões sendo tudo documentado possibilitando a rastreabilidade total do processo.
- Laboratório de Lavagem e Armazenagem.
- Laboratório de Contrôle de Qualidade.

 

Controle de Qualidade
Controle de Qualidade

O Laboratório de Controle de Qualidade é moderno e equipado. Nele, realizamos análises em todas as matérias-primas utilizadas na manipulação das fórmulas. Nesse laboratório também é feita a aferição dos equipamentos e aparelhos envolvidos no processo.

A água utilizada na manipulação recebe testes físico-químicos semanalmente. São realizadas análises microbiológicas na água e nas bases farmacêuticas e galênicas com periodicidade trimestral através de convênios com Universidades.

 

 

Finalização
Planilha de Conferência

O produto manipulado é enviado para a sala de finalização onde é realizada uma conferência final, recebendo tarjas de informações complementares se necessário. Após acondicionamento em embalagens próprias as fórmulas são encaminhadas para entrega ao cliente.

 

 

 

 

Entrega

As fórmulas são entregues em domicílio ou na recepção da farmácia, onde são colocadas em prateleiras ou na geladeira conforme suas características de conservação.

 

 

Aquisição e Estocagem
Estocagem

A aquisição das matérias-primas, embalagens e serviços é realizada pelas farmacêuticas responsáveis que analisam os requisitos necessários.

As matérias-primas são estocadas em almoxarifado com temperatura e umidade monitoradas para melhor conservação.

 

 

 

 

Vantagens da Manipulação:

Dentre muitas vantagens que a manipulação farmacêutica oferece, destacamos:

  • Utilização de doses mais ajustadas às necessidades do tratamento ou do paciente (com os industrializados freqüentemente é preciso partir comprimidos em duas ou três partes, de forma bastante imprecisa).
  • Combinação terapêutica de fármacos não disponíveis nos industrializados. Ex: associação tópica de anti-histamínico com corticóide.
  • Utilização racional dos medicamentos, evitando sobras (na manipulação você pode solicitar a quantidade exata de unidades para o tratamento). Não há sobras nem desperdícios.
  • Rotulagem personalizada, evitando confusão com os medicamentos de outras pessoas na mesma casa.
  • Maior proximidade entre quem prepara e quem utiliza o medicamento.