Informativo

 

Baixas temperaturas e reduzida umidade do ar no outono e no inverno requerem cuidados

Fonte: Texto adaptado de www.sbd.org.br.

Segundo a Dra. Denise Steiner, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP) é preciso tomar alguns cuidados nestas estações do ano, como, por exemplo, evitar banhos muito quentes e demorados, não esfregar muito o sabonete durante o banho e não usar buchas, que esfoliam demais a pele, retirando a proteção natural.

É também aconselhável evitar o contato direto e prolongado da pele com roupas feitas com tecidos sintéticos ou lã - que estimulam a coceira -, além de utilizar produtos hidratantes após o banho e, se necessário, várias vezes ao dia.

– "Esses cuidados ajudam não apenas as pessoas com maior sensibilidade a eczemas (irritação da pele com vermelhidão) ou com alguma doença pré-existente. Qualquer outra deve observá-los, pois, além de prevenir algumas doenças, mantém a pele sempre saudável, sem fissuras ou escamações" – explica a Dra. Denise.

Outro alerta feito pela dermatologista é para quem vai viajar para o campo ou para a montanha, imaginando que neste período do ano não há necessidade de uso do protetor solar.

Segundo ela, "em regiões mais altas a radiação ultravioleta é muito forte e a exposição da pele acaba sendo grande, devido à sensação de que o sol não esquenta como no verão", completa.

 

Volte para o Índice de Assuntos